Natália Stumpf, pesquisadora da Braskem, no Centro de Tecnologia e Inovação da empresa em Triunfo (RS)

Inovação

As iniciativas de inovação – em produtos, tecnologias, processos e sistemas de gestão – contribuem para os Negócios ampliarem seus diferenciais competitivos e atenderem a seus Clientes de forma mais eficiente, segura e sustentável.

A Braskem é destaque no desenvolvimento de produtos e aplicações. Em 2015, a companhia ocupou a quarta posição no ranking das 100 empresas mais inovadoras do Brasil, publicado pelo jornal Valor Econômico em parceria com a consultoria Strategy&. No ano anterior, havia sido eleita uma das 50 empresas mais inovadoras do mundo pela revista americana Fast Company. Um exemplo de inovação é o Plástico Verde usado em embalagens de alta

tecnologia, que tornou a empresa líder na produção de biopolímeros a partir da cana-de-açúcar. A tecnologia reduz o impacto ambiental na fase de produção, pelo uso de matéria-prima de origem 100% renovável e com menor emissão de gases de efeito estufa.

A Braskem mantém dois Centros de Inovação e Tecnologia (um no Brasil e outro nos Estados Unidos), 23 laboratórios, sete plantas-piloto e parcerias com 15 universidades e institutos de pesquisas para amparar os investimentos contínuos em Pesquisa e Desenvolvimento. No ano, destinou R$ 280 milhões para inovação e tecnologia e adicionou nove grades de resinas a seu portfólio.

icone-projetos

icone-reducao

“Minha geração se sente incomodada com muita coisa: com as estruturas sociais, as relações entre as pessoas e também com a forma como as empresas se relacionam com a sociedade. Esse incômodo traz novas ideias e uma grande capacidade de reformulação”

Marcelo Berenguer Costa,
Integrante da Braskem

Pioneirismo

Nos Negócios de Engenharia, tecnologias e processos inovadores aumentam a eficiência construtiva e reduzem o uso de matérias-primas. Exemplos recentes são as tecnologias Bubbledeck e Light Steel Frame.

A primeira é baseada em esferas de polipropileno para lajes leves, que diminuem vigas e pilares, melhoram o isolamento acústico, usam menos materiais (como aço, madeira e concreto), reduzindo impactos ambientais e emissões de carbono.

A Light Steel Frame também agrega sustentabilidade ao projeto, com maior eficiência energética, uso de materiais renováveis e baixo desperdício.  Por esse sistema, perfis metálicos suportam a carga estrutural do prédio; as vedações dos ambientes são aceleradas com placas cimentícias e drywall; e o

uso de barreiras de vapor evita a entrada da umidade. Além dos benefícios ambientais, outras vantagens são a padronização do processo construtivo, a rapidez na montagem, melhorias termoacústicas, durabilidade de estruturas e facilidade de execução de instalações elétricas e hidráulicas.

No terminal portuário Embraport, em Santos (SP), a Odebrecht TransPort desenvolveu um sistema para a pesagem de contêineres diretamente nos guindastes utilizados para movimentar cargas, o que elimina a etapa de remoção da carga no pátio para a pesagem nas balanças rodoviárias. O sistema reduz o tempo de permanência de um contêiner no terminal, evitando filas de caminhões e diminuindo a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Mais informações sobre Inovação podem ser obtidas nos Relatórios de Sustentabilidade e no website de cada um dos Negócios.