A partir da esquerda, Daélcio de Freitas, Helton de Barros, Edilaine Baldini, Cesar Pors e Bruna Paulino

Diversidade

A Odebrecht valoriza a diversidade e respeita as diferenças entre Integrantes e entre públicos de seu relacionamento em todos os Negócios, incentivando essa atitude dentro e fora do ambiente de trabalho. O assunto faz parte da sua cultura, que enfatiza a importância de transformar as diferenças em pontos positivos e aproveitar habilidades, experiências, perspectivas e pontos de vista para aprimorar os relacionamentos e as práticas de negócios.

Em 2015, integravam a Organização Odebrecht pessoas de mais de 80 nacionalidades. Profissionais jovens e maduros trabalham em conjunto (33,1% têm até 30 anos e 11,6%, mais de 50 anos de idade).

Pelo sexto ano consecutivo, a Odebrecht foi reconhecida como uma das Empresas dos Sonhos dos Jovens, classificando-se em sexto lugar no ranking elaborado pela consultoria Cia de Talentos a partir de 63.998 entrevistas feitas no Brasil, nas quais foram mencionadas cerca de 30 mil empresas.

Em 2015, foi realizada na Organização uma pesquisa entre Integrantes para colher opiniões e subsídios visando à construção de uma Política sobre Equidade de Gêneros. Em três idiomas (português, espanhol e inglês), 8.888 pessoas de 17 países responderam as perguntas da pesquisa. Como resumo das respostas, destaca-se que 91% dos participantes consideram importante ter uma Política de Equidade de Gêneros que assegure igualdade de oportunidades de trabalho a homens e mulheres e que ambos sejam tratados de acordo com suas semelhanças e diferenças, valorizando a diversidade como uma riqueza da Organização Odebrecht. Os resultados dessa pesquisa embasaram uma proposta de Política de Equidade de Gêneros a ser aplicada, a todos os Negócios da Odebrecht.

A Política sobre Conformidade com Atuação Ética, Íntegra e Transparente estabelece que não é admitido qualquer preconceito ou discriminação de pessoas, e afirma que a diversidade nos ambientes de trabalho contribui para a valorização e o respeito às diferentes identidades de gêneros e orientações sexuais, religiões, raças, culturas, nacionalidades, classes sociais, idades e características físicas.

Cidadania Número em 2015
Brasileiros 81.193
Peruanos 10.375
Angolanos 9.984
Mexicanos 7.076
Colombianos 4.645 
Dominicanos 3.501
Venezuelanos 3.056
Panamenhos 2.669
Equatorianos 2.096
Ganenses 573
Argentinos 559
Norte-americanos 399
Guatemaltecos 355
Portugueses 187
Alemães 150
Haitianos 119 
Paquistaneses 117
Indianos 109
Filipinos 90
Nepaleses 62
Outras nacionalidades 505
Não informado 666
TOTAL 128.486

A Educação pelo e para o Trabalho é componente principal no tema de desenvolvimento de Pessoas. Cada Negócio possui programas específicos de desenvolvimento, que consolidam iniciativas de capacitação técnica e empresarial. São direcionados tanto aos Integrantes das áreas operacionais quanto àqueles com funções estratégicas. As atividades de desenvolvimento estimulam a capacitação e o aprimoramento de competências e ampliam o conhecimento multidisciplinar, com o objetivo de oferecer oportunidades de integração, formação, expansão e aperfeiçoamento de habilidades.

Há ênfase na formação de jovens, uma das bases da cultura empresarial da Odebrecht. O programa Jovem Parceiro dá oportunidade de trabalho a universitários e o Acreditar Jr. capacita jovens do ensino médio em diversos estados do Brasil.

Em 2015, um conjunto de programas institucionais foi oferecido aos Integrantes na Odebrecht S.A., destacando-se: Introdução à Cultura para Jovens; Programa de Desenvolvimento de Empresários (PDE); e MBA in Company. Para o próximo triênio, haverá investimento também em programas institucionais focados em Conformidade, Governança, Diversidade e Comunicação e Imagem.

Os treinamentos institucionais no âmbito da Holding são alinhados entre a Diretoria e o Conselho. Já os programas in company de desenvolvimento gerencial e capacitação técnica são aprovados nos níveis de Gerência e do Responsável Técnico ou Funcional. A participação dos Integrantes nos programas de desenvolvimento requer a aprovação e indicação de seus líderes.

Nos Negócios, os Programas são formatados para atender a necessidades específicas de desenvolvimento de competências, formação de lideranças e formação funcional, principalmente no que diz respeito à capacitação operacional.

Desenvolvimento de Empresários (PDE)

Os Líderes Empresariais em cada Negócio encaminham os Liderados ao Programa de Desenvolvimento de Empresários (PDE), cujo objetivo é acelerar a formação de jovens Líderes. O programa busca fixar a Tecnologia Empresarial Odebrecht pelo compartilhamento da sua prática; desenvolver competências para a condução da tarefa empresarial; aprimorar a capacidade de autodesenvolvimento do Integrante e ampliar o seu compromisso e a sua motivação para ser um Líder Educador. Possibilita também interação e troca de conhecimento entre os participantes. A 13ª edição, realizada em 2015, contou com 62 participantes da Holding e dos Negócios, sendo 50 homens e 12 mulheres.

MBA in Company

Em 2015, 39 Integrantes participaram da 7ª edição do MBA in Company. O programa visa desenvolver a visão estratégica e multidisciplinar em um ambiente global para que os Integrantes da Odebrecht possam ampliar conhecimentos, incorporar ferramentas e evoluir para novas práticas de negócios.

Introdução à Cultura para Jovens Parceiros

O programa tem como objetivo apresentar aos jovens, no início de sua carreira, a visão geral da Organização Odebrecht; além de estimular o interesse em conhecer, entender, incorporar e praticar a Tecnologia Empresarial Odebrecht. Participaram, em 2015, 54 Jovens Parceiros.

Rede de Conhecimento

Criada em 1992 para contribuir com a aprendizagem contínua e o desenvolvimento pessoal dos Integrantes, a Rede de Conhecimento reúne pessoas dispersas geograficamente facilitando o registro e o compartilhamento do conhecimento gerado nos diferentes ambientes da Organização Odebrecht. As ações geram um acervo digital de fácil reutilização, sobretudo pelas Comunidades de Conhecimento e pelas equipes participantes do Prêmio Destaque.

  • Comunidades de Conhecimento
    Integrantes de todos os Negócios da Odebrecht, com interesses comuns, reúnem-se em 16 Comunidades, que desenvolvem iniciativas como encontros presenciais e online, Banco de Boas Práticas, Lições Aprendidas, Capacitações técnicas e Consultoria interna.
COMUNIDADES EM 2015

96 palestras online

5.450 participações de Integrantes de todos os Negócios em 19 países

  • Prêmio Destaque
    Criado em 1992, o Prêmio Destaque estimula os Integrantes a transformarem suas soluções e inovações em cases e a concorrerem a prêmios em sete categorias: Imagem, Inovação, Jovens Integrantes, Meio Ambiente, Relações com Comunidades, Reutilização do Conhecimento e Saúde e Segurança do Trabalho.

PRÊMIO DESTAQUE 2015

822 projetos inscritos

2.340 Integrantes de todos os Negócios da Organização Odebrecht em 14 países:

Angola, Argentina, Brasil, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Moçambique, Panamá, Peru, República Dominicana, Venezuela

Os Integrantes da Odebrecht têm direito a benefícios sociais que superam as exigências legais na maior parte dos países de atuação. Os itens seguro de vida, plano de saúde, previdência privada e auxílio-refeição são os mais frequentes em diferentes operações. Tais benefícios adicionais são concedidos aos Integrantes fixos (não temporários) que cumprem jornada integral de trabalho. G4-LA2Clique e tenha mais informações sobre esse aspecto no Sumário de conteúdo GRI

Previdência privada

Todos os Integrantes são incentivados a planejar a aposentadoria e o período de transição de carreira. Para isso, a Odebrecht Previdência, empresa auxiliar da Organização Odebrecht, administra o Plano Odeprev, um plano de previdência do tipo Contribuição Definida que se consolida como um importante instrumento para a acumulação de patrimônio alinhada aos objetivos e às necessidades de cada Integrante.

O participante do Plano Odeprev é incentivado a ser agente do seu próprio destino, pois o valor do benefício a ser recebido no futuro decorre, basicamente, de seu esforço de contribuição pessoal mensal (que varia de 1% a 12% do salário) ao longo dos anos. Nesse plano, o participante também conta com a contribuição da empresa em que trabalha, por meio das contrapartidas que, somadas à rentabilidade, impactam de forma substancial a formação do saldo de conta.

Pensando não só em atrair mais participantes para o plano, como também conscientizá-los da importância de se construir uma vida financeira próspera e sustentável, a Odebrecht Previdência oferece serviços de educação financeira, como o portal Bem pro Bolso, disponível no site www.bemprobolso.com.br, e o Simulador de Renda Futura, instrumento que permite ao participante simular o resultado de seus esforços e adequar sua caminhada rumo ao período de transição de carreira. Além disso, a Odeprev realiza palestras e envia newsletters para públicos específicos – mulheres, pais, crianças, jovens, pessoas com mais de 50 anos de idade e aquelas que utilizam o Empréstimo Consciente.

A Odebrecht Previdência não tem fins lucrativos, portanto, a rentabilidade líquida dos investimentos é revertida para os próprios participantes do Plano. Ao se inscrever, o participante recebe automaticamente as contrapartidas da patrocinadora, incidentes sobre as suas contribuições, podendo, no Brasil, deduzí-las da base tributável para fins de Imposto de Renda. G4-EC3Clique e tenha mais informações sobre esse aspecto no Sumário de conteúdo GRI

PARTICIPANTES DA ODEPREV

Situação Número
Ativos 17.095
Assistidos 253
Benefício Proporcional Diferido (BPD) 2.623
Autopatrocinados 85
Suspensos 269
Total 20.325

Integrantes da Odebrecht Óleo e Gás, com equipamentos de proteção, fazem reparos em estrutura offshore

A Política sobre Sustentabilidade na Odebrecht define ser compromisso de cada empresa da Organização Odebrecht garantir a qualidade do ambiente de trabalho e a saúde e segurança das pessoas.

Indicadores específicos são acompanhados mensalmente em cada empresa e consolidados na Holding como parte do Programa Integrado de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. Esse Programa segue o modelo das normas internacionais OHSAS (Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional) e ISO 14001 (Sistemas de Gestão Ambiental). Os compromissos com metas de desempenho e de melhorias em saúde e segurança no trabalho fazem parte dos Planos de Ação dos Líderes em todas as empresas.

Nos últimos dois anos, foi registrada redução de 15,8% na taxa consolidada

de frequência de acidentes com afastamento, que passou de 1,73 por milhão de horas/homem trabalhadas em 2013 para 1,46 em 2014, mantendo-se nesse mesmo nível em 2015. O dado considera todas as empresas da Organização Odebrecht, incluídos Integrantes, Subcontratados e Prestadores de serviços, em um total de 286 mil pessoas em 2015. No ano, foram registrados 20 óbitos, sendo 17 em Engenharia e Construção (dos quais seis no Brasil e 11 em outros países) e três na Odebrecht TransPort (dois em rodovias e um em operações de mobilidade urbana).

Eliminar a ocorrência de acidentes graves é prioridade do Programa de Ação de cada Líder em todos os Negócios da Odebrecht.

Os gráficos a seguir mostram a evolução da taxa de acidentes com afastamento no conjunto das empresas da Odebrecht.

PESSOAS ATENDIDAS PELOS PROGRAMAS DE Saúde,
Segurança no Trabalho e Meio Ambiente
(em milhares) (*)

(*) Inclui Integrantes, Subcontratados e Prestadores de serviços

TAXAS DE FREQUÊNCIA DE ACIDENTES
COM AFASTAMENTO
(por milhão de HHT)

HHT = Horas/homem trabalhadas

15,8%
de redução na taxa
de frequência de
acidentes entre
2013 e 2015

286 mil
pessoas atendidas
pelo Programa
Integrado de Saúde,
Segurança do
Trabalho e
Meio Ambiente

Também é prioritária a saúde e segurança de Clientes e usuários de seus serviços, o que pode ser constatado em programas desenvolvidos pelas concessionárias de transporte e saneamento que integram a Odebrecht. Exemplos de iniciativas nos Negócios Odebrecht Ambiental, Odebrecht Latinvest e Odebrecht TransPort são apresentados em www.odebrecht.com/RA2015.

Ao lado, os indicadores de segurança viária nas concessões da Odebrecht Latinvest e da Odebrecht TransPort.

INDICADORES DE SEGURANÇA VIÁRIA – Odebrecht Latinvest

Ano IA IMo
2014 0,84 4,74
2015 0,87 4,00
Metas 2016 (*) - Redução de 5%

(*) A partir de 2016, as metas passam a priorizar a redução no indicador de IMo, em linha com o programa das Nações Unidas para Melhoria da Segurança Rodoviária Global.

INDICADORES DE SEGURANÇA VIÁRIA – Odebrecht TransPort

Ano IA IMo
2014 0,67 1,40
2015 0,86 1,84
Metas 2016 1,01 2,51

IA = (Nº total de acidentes no período x 1.000.000) / (Volume diário médio de veículos x Extensão total sob concessão x Nº de dias do mês de referência)
IMo = (Nº de acidentes com óbitos no período x 100.000.000) / Volume diário médio de veículos x Extensão total sob concessão x Nº de dias do mês de referência)