Apresentação

Renovação permanente. Esta ideia está impregnada na filosofia e na prática da Odebrecht há 72 anos, desde que foi fundada. Renovam-se as pessoas, com a constante integração de jovens; as tecnologias, com o incentivo à inovação e a melhores processos de produção; renovam-se também os conceitos e comportamento, refletindo a busca do que é certo, em linha com as necessidades de Clientes, investidores e da sociedade como um todo.

Não é diferente neste momento. As vulnerabilidades evidenciadas no período recente levam a Odebrecht a intensificar a renovação em todos os âmbitos de sua atuação, particularmente no que diz respeito à conduta e à comunicação com a sociedade. O que vem sendo feito para isso está amplamente apresentado nesta publicação, que traz o conjunto de indicadores de 2015 e iniciativas desenvolvidas ao longo de 2016 para implantar um robusto Sistema de Conformidade.

Renovar implica mudar. Da mesma forma que a natureza, periodicamente, substitui as folhas velhas pelas folhas novas, a Odebrecht também se renova em ciclos. Significa também comunicar-se. Substituir as práticas anacrônicas pelo diálogo franco e pela ação transparente e íntegra em todos os seus Negócios. O objetivo é um só: evoluir. Evoluir para continuar a servir às sociedades em que está presente, na direção de um futuro melhor para todos.